A Research In Motion apresentou
uma aguardada nova linha de smartphones nesta quarta-feira, em sua busca para
volta reconquistar terreno no mercado, prometendo que seus aparelhos BlackBerry
10 vão surpreender consumidores e empresas quando finalmente chegarem às
prateleiras.
Os novos celulares BlackBerry 10
vão competir com o iPhone, da Apple, e aparelhos que operam com tecnologia
Android, do Google. Ambos os rivais superaram o BlackBerry no mercado
competitivo.
A RIM também está mudando o nome
para BlackBerry, em uma medida para mudar sua imagem enquanto começa a promover
uma nova leva de smartphones.
Os novos smartphones contam com
navegadores mais rápidos, novos recursos, câmeras inteligentes e, ao contrário
de modelos anteriores do BlackBerry, chegam ao mercado com uma grande
biblioteca de aplicativos, incluindo serviços como o Skype e o popular jogo
Angry Birds.
Ambos os novos aparelhos são
elegantes modelos pretos, um com um pequeno teclado físico que a RIM
transformou em sua marca registrada e um com uma pura tela sensível ao toque
que parece muito com aqueles já produzidos por seus concorrentes.
Segundo o presidente-executivo da
companhia, Thorsten Heins, os modelos com tela sensível a toque só chegarão às
prateleiras norte-americanas em meados de março, enquanto no Reino Unido, o
modelo já poderá ser adquirido na quinta-feira. Segundo o executivo, o atraso
deve-se a testes com operadoras nos EUA.
Os aparelhos com teclados físicos
serão disponibilizados globalmente em abril, afirmou o executivo.
Outros países também terão os
dispositivos à medida que as operadoras completam os testes.
A RIM lançou seu primeiro
BlackBerry como uma maneira para que ocupados executivos permanecessem em
contato com seus clientes e seus escritórios, e a companhia rapidamente
conquistou o mercado de seguros e-mails corporativos e governamentais.
Mas os holofotes se apagaram à
medida que cresceu a competição de rivais como a Apple e o sistema operacional
Android, do Google. O BlackBerry agora está bem atrás na corrida por fatia de
mercado, com uma participação de 3,4 por cento no quarto trimestre, frente a 20
por cento há três anos.
Na América do Norte, o mercado
que estabelece as tendências tecnológicas para o resto do mundo, a fatia de
mercado da RIM no quarto trimestre caiu para 2 por cento, contra mais de 40 por
cento três anos atrás.
As ações da empresa na Bolsa de
Valores de Toronto, entretanto, despencavam mais de 6 por cento às 14h13,
cotadas a 14,67 dólares canadenses.