MUMBAI, 31 Jan 2013 (AFP) - Um empresário indiano apaixonado por ouro se converteu no orgulhoso proprietário de uma camisa brilhante salpicada de 14.000 peças deste metal de 22 quilates.
Foram necessários 15 artesãos e
16 dias de trabalho para confeccionar esta camisa para Datta Phuge, de 42 anos.
Com um peso de 3,3 kg, o preço
desta peça chegou a 12,7 milhões de rúpias (177 mil euros).
'O ouro é minha paixão desde que
sou pequeno. Sempre o utilizei em forma de jóias, pulseiras, anéis e
correntes', disse à AFP este indiano que vive no distrito de Pune, no Estado de
Maharashtra (oeste).
Phuge elaborou este plano no ano
passado com um amigo joalheiro. 'Nós nos perguntávamos: 'Há algo diferente que
possamos fazer com o ouro? O que ainda não foi feito?''.
Este chefe de um grupo financeiro
só veste esta camisa nas grandes ocasiões, e no resto do tempo a conserva
guardada a chave.
Em um país onde a miséria é
endêmica e onde mais de 40% das crianças com menos de cinco anos sofre de
desnutrição, sua paixão pelo ouro não lhe parece estranha.
A Índia é o maior consumidor de
ouro do mundo (30% da demanda). Muitos indianos, especialmente nas zonas rurais
onde não há bancos, compram ouro em forma de jóias ou de lingotes como seguro
contra a inflação.
Os indianos compraram 933,4
toneladas de ouro em 2011, último ano no qual há valores disponíveis, segundo o
Conselho Mundial do Ouro.