Sem mudanças visuais, a linha
2014 do Civic 2.0 flex começou a chegar às concessionárias nesta semana. Veja abaixo os
preços:
LXS (1.8 manual) - R$ 66.690
LXS (1.8 automática) - R$ 69.900
LXR (2.0 automática) - R$ 74.290
EXR (2.0 automática) - R$ 83.890
O propulsor 2.0, fabricado no
México, dispensa o 'tanquinho' de gasolina para a partida a frio. O recurso não
é novidade: já está disponível no mercado brasileiro em modelos da Peugeot e da
Citroën. Nos carros do grupo francês, o aquecimento do combustível (sistema
Flex Start) é feito a partir do momento em que a porta é aberta. A tecnologia
da Honda, batizada de Flex One, é semelhante. Ela se baseia na
"leitura" que o sistema faz da temperatura do combustível quando o
motorista destranca o carro com a chave-canivete. A partir dali, em dias frios,
esse sistema aquece o combustível conforme a necessidade. A montadora afirma
que irá estender o recurso a motores menores, futuramente.
O motor com 155 cavalos de
potência (com etanol) a 6.300 rpm será exclusivo das versões LXR
(intermediária, antiga LXS) e EXR (topo de linha, antiga EXS). Ambas terão
apenas a opção do câmbio automático de 5 velocidades, com borboletas ao volante
que permitem a troca de marcha manualmente.
A LXR também passa a ter, de
série, faróis de neblina. Na EXR não há mudanças nos equipamentos.
A versão de entrada, LXS,
continua com motor 1.8 flex que ainda requer o 'tanquinho'. Ela tem tanto o
câmbio automático de 5 velocidades quanto o manual, que agora ganha a sexta
marcha. Essa versão também passa a ter o sistema Bluetooth, que já era de série
nas demais, além da forração no porta-malas, que, segundo a Honda, "atende
a pedidos".
A montadora reafirmou que a
versão esportiva do Civic, vista no Salão de SP, em outubro passado, voltará em
2014. O motor será um 2.4 "com mais de 200 cavalos", diz Alfredo
Guedes, supervisor de relações institucionais da marca. O câmbio será de 6
marchas.